quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nossas desculpas para nunca começar...

Muitoooooo bom este artigo da minha Nutricionista Gi... duvido quem nunca, mas nunquinha usou UMA destas desculpas, ALGUMAS ou TODAS... hehehehe



Converso tanto com os pacientes sobre esse "estalo" que os levaram a buscar finalmente, um tratamento de reeducação alimentar. Sei que é um assunto delicado e pode "doer" falar diretamente sobre isso (a tal conversa interna). Mas como profissional, preciso alertar você para que se motive a iniciar também (não importa quantas vezes já tentou e fracassou).


Já na primeira consulta eles e elas relatam que ficavam todo tempo arranjando desculpas (para eles mesmos) para não tomar essa de decisão de vir - e com isso, adiando o desejo de ficarem satisfeitos, em paz com os exames de saúde, com a balança e o espelho. Ou seja: BEM consigo mesmo!

Hoje vou falar dessas desculpas para "começar" e posteriormente farei um texto sobre as desculpas que arranjamos para "continuar" o tratamento (pois virão as dificuldades típicas de qualquer mudança de hábito). Talvez você se identifique, e perceba se está adiando algo por pura falta de consciência de sua própria justificativa. Mudar dá medo. Fomos treinados para a estabilidade.

Obviamente é muito importante avaliar cada caso individualmente no consultório. Mas anotei aqui, as mais comentadas desculpas e minha opinião sobre cada uma delas:


- Agora não é meu momento!! Tudo bem, entendo que você se respeite. Mas se pergunte: "Quando chegará esse meu momento? Quando estiver com 80 anos?" Talvez você corra o risco de continuar esperando "o momento" que pode nunca chegar. Muitas vezes, percebo que "esse momento" vem de forma brusca e triste quando o filho comenta "minha mãe é gorda" ou quando o marido reclama que ela não se cuida mais ou quando a pessoa mesmo nota que não consegue mais nem amarrar o cardaço que soltou.

- Meus filhos são pequenos, não tenho tempo!! Priorize um pouco de tempo para você, peça ajuda ao maridão, à mãe. Organize a agenda. Tente caminhar na esteira do prédio, na quadra. Emagrecer não é tão complicado assim: e vem com a tomada de pequenas decisões na hora de ir ao supermercado, montar o prato ou escolher o cardápio no restaurante. Todo mundo precisa comer não é? São trocas simples e você mesma verá que não toma tempo. Tenho muitas pacientes que emagrecem sendo profissionalmente ativas, com bebês de colo ou com uma agenda bastante cheia.


- Gosto muito de comer!! Enquanto somente a gula for ser guia terá que arcar também as consequências desta decisão. Entenda que devemos comer algumas coisas por prazer e outras porque precisamos. Aos poucos você irá gostar também dos alimentos que fazem bem à saúde. Compreenda também, que existem outros prazeres além da sensação de "estômago cheio": ler um bom livro, um cinema, atividade física, sair com os amigos, namorar... etc etc etc. Reeducando a alimentação você não deixará de comer, nem será proibido de nada. Só vai aprender a ter mais consciência do que é certo e do que é errado para você. E quiser saborear algo mais calórico, vai saber quando e quanto comer, sem nenhum prejuízo à saúde e a boa forma.

- Me gosto do jeito que sou!! Tudo bem, parabéns, mas tente não mentir para você mesma: principalmente na hora em que tiver que comprar roupa ou ir para a praia.


-Sou gordinha e feliz!! Parabéns também!! Não é só magro que tem direito de ser feliz, obviamente, nem só branco, nem só negro. TODOS SOMOS MERECEDORES DA FELICIDADE. Mas não te engane: seja feliz com seu corpo de verdade!! E compreenda que estar no peso ideal não é meramente questão estética - praticamente todas as doenças tem relação com o excesso de peso. O objetivo da reeducação alimentar é melhorar a saúde: a adequação do peso vêm como consequência deste processo.


- Não tenho tempo de fazer atividade física!! E quanto tempo por dia você passa na frente da tv? (Sabe se a Norma saiu da prisão?) E diz que não tem tempo para caminhar. Com atividade física seus objetivos chegam mais rápidos - além da sensação gostosa das endorfinas após o treino.

- Não gosto de frutas e saladas!! O fato de não gostar não quer dizer que não pode aprender. Carregamos traumas alimentares desde a infância e muitos "não gostam", mas nunca provaram. Sei que é impossível alguém ser saudável ou se manter assim sem comer nenhuma salada ou fruta. Precisamos muito das vitaminas e minerais naturais e eles influenciam em todo nosso corpo. No tratamento você vai tentar aos poucos, vamos incluir frutas cozidas no microondas ( imagine uma banana com canela) ou frutas em sucos e vitaminas, legumes no feijão e um molho especial para a salada ficar realmente deliciosa. Duvido que você não aprenda a gostar e depois me conte como não consegue mais viver sem.

- Não tenho dinheiro para fazer acompanhamento com a nutricionista!! Quantos sapatos, calças ou bolsas você compra em um ano? Isso sem falar no carro: lustra, lava, revisa, paga imposto, reclama e fica triste pelo risco, fora a gasolina... Um tratamento que irá te fazer bem custará bem menos do que isso. Fora a economia que fará deixando de beliscar o dia todo e de ir a rodizios. Tratar sua saúde é investimento e não um gasto.


- Meu problema é hormonal! Somente 1% da população não emagrece por disfunção hormonal. Investige para verificar realmente em qual grupo você se encaixa. E mesmo assim, alguém com hipotireoidismo controlado emagrece tanto quanto alguém com função tireoidiana normal. Parecido com a desculpa do Ronaldo (jogador de futebol, no momento de sua aposentadoria) quando afirmou que engordou pela sua tireóide alterada.

- Gosto muitissimo de doces, sou chocólatra!! Muitas vezes a vontade de doces está relacionada com o desequilíbrio na alimentação ou nas reservas de vitaminas e minerais. E é preciso correção por um profissional que realmente entende do assunto. Ou então essa vontade toda pode ter forte relação com a ansiedade/compulsão - ver frase abaixo.

- Sou ansiosa, desconto tudo na comida!! Muitas pessoas falam assim e outras nem percebem o quanto sua ingestão alimentar é muito maior quando estão nervosas ou tristes. Excesso de comida pode ser falta do que fazer, falta de afeto, carinho ou compreensão como falei no texto da semana passada. Procure se conhecer mais, entender seu "apetite" e procure ajuda psicológica: uma nutricionista não resolverá esse problema e o trabalho em equipe é necessário. "Descontar" na comida pode ser reconfortante no inicio mas na realidade é muito danoso e não resolve o problema que causou a "fome". Pelo contrário, só aumenta o problema.

- Semana que vem (ou segunda-feira ou no inicio do ano) eu começo!! Esqueça, você nunca vai começar deste jeito: quem quer mesmo começa em uma sexta-feira - inclusive minha agenda de sexta é cheia! Pare de adiar e procure não desistir no primeiro final de semana. Se você parte do princípio que a sua vontade de emagrecer é maior do que a vontade de comer tudo e em quantidades enormes, vai conseguir sim!!!

- Meu marido/filhos gostam de jantar toda noite!! Aprender jantares gostosos e saudáveis é possível. No Curso de Gastronomia saudável tenho dado muitas idéias. Por mais que chegamos cansados, sem tempo e com muita fome em casa, dá para preparar algo rápido ou se planejar para deixar descongelando.

- Já sou um caso perdido. Vou fazer cirurgia de redução de estômago. Eu acho essa a pior - ainda mais quando você nem é indicação. A pessoa inicialmente acha mais fácil mas não compreende que mais cedo ou mais tarde terá que reeducar a alimentação, comer pouco e fracionado. É por esta falta de tratamento nutricional e psicológico que mais ou menos 30% das pessoas com gastroplastia acaba recuperando todo o peso emagrecido.

- Já fui na nutricionista, endocrinologista, já tomei remédio e não emagreço. Provavelmente não procurou o profissional certo para você e nem aderiu ao tratamento como devia. Pode ter sido uma consulta muito rápida, uma descrição superficial da sua parte quanto às suas dificuldades ou outro motivo. A personalização do cardápio e atendimento humanizado sempre é fundamental. Tente denovo. Até conseguir!

* Autoria: Gismari Bertoncello

" Jamais seja um obstáculo para si mesma!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...