sábado, 10 de setembro de 2011

Ele se acha o centro do universo?


O termo “narcisista” vem da mitologia grega. Narciso foi um homem condenado a se apaixonar eternamente por sua própria imagem refletida num lago. Ele foi punido por recusar o amor de Eco, a jovem ninfa das montanhas. Por não conseguir possuir a própria imagem, Narciso se destruiu. Hoje chamamos de “narcisistas” as pessoas egocêntricas, que vivem em torno de seu próprio mundo e de seus próprios desejos, sem empatia com o outro. Eles não conseguem estabelecer vínculos fortes. Em menos ou maior grau, não conseguem amar.
Importante: de acordo com os especialistas, de 75% a 80% dos narcisistas são do sexo masculino.
Está sendo lançado no Brasil o livro Ele se acha o centro do universo – sobreviva a um narcisista despertando nele o interesse por você, sua vida e seus sentimentos. A autora, a psicóloga americana Wendy Behary, é especialista neste tipo de transtorno. Diretora do Centro de Terapia Cognitiva de New Jersey, ela diz que o narcisismo é um dos maiores desafios da psicoterapia. Segundo ela, este tipo de indivíduo só procura a terapia quando a companheira faz um ultimato. Isso porque o narcisista não acha que tem problemas. Para ele, quem tem problemas são os outros. Também costuma ser difícil deixar um narcisista. Em muitos casos, eles são belos, sedutores, interessantes e bem-sucedidos.
O narcisista atrai e repele ao mesmo tempo. Ele pode parecer um Sir Lancelot moderno, repleto do encanto mais arrogante que se pode imaginar e adornado pela armadura bilhante de nossa época: uma carteira de investimentos polpuda e bens caros. Cuidado! Esse cavaleiro é um mestre da ilusão. Na verdade, talvez ele seja pura e simplesmente uma ameaça. Você pode cair nas garras sedutoras de sua inteligência e de sua aparentemente impecável autoconfiança. Entretanto, a arrogância, a complacência, o senso de merecimento e a falta de empatia são agressões terríveis que inevitavelmente levam a encontros interpessoais frustrantes e a relacionamentos de longo prazo crônicamente difíceis.
Wendy Behary diz que mesmo a mulher mais linda, segura e independente pode sofrer ao se relacionar com um narcisista – se não souber deixá-lo (ou modificá-lo, o que nem sempre é fácil) a tempo. “Suas necessidades serão subjugadas”, afirma. No livro, a psicoterapeuta explica o funcionamento do cérebro do narcisista, ajuda a identificar as armadilhas de seu comportamento, a enfrentá-lo e, finalmente, a modificá-lo. Para alguns, chegar ao fim será perceber também o que há de narcisista em nós mesmos. Você ainda não sabe se está casada com um narcisista? Copio aqui o teste que o livro oferece:
A PESSOA DIFÍCIL EM SUA VIDA É UM NARCISISTA?
Leia os itens listados a seguir e marque todos os que se aplicam à pessoa. Mas só marque se tal traço ocorrer com frequência.
1. Egocêntrico – age como se o mundo girasse a seu redor
2. Autoritário – dira e quebra regras
3. Intimidador – diminui você e a humilha
4. Exigente – de qualquer coisa que ele ou ela deseja
5. Desconfiado – suspeita de suas razões quando você está sendo simpática
6. Perfeccionista – tem padrões rigidamente elevador: ou é do jeito dele ou nada
7. Esnobe – acredita que é superior a você e aos outros; sente-se entediado com facilidade
8. Obcecado por aprovação – anesia por elogios e reconhecimentos constantes
9. Antipático – não tem interesse em entender a experiência interna alheia, ou é incapaz de fazê-lo
10. Sem remorsos – não consegue se desculpar genuinamente
11. Compulsivo – dedica-se excessivamente a detalhes e minúncias
12. Viciado – não consegue abrir mão de antigos hábitos; usa-os para se acalmar
13. Emocionalmente distante – evita os sentimentos
Se você marcou pelo menos 10 dos 13 traços, a pessoa se enquadra nos padrões estabelecidos para o narcisismo flagrantemente desadaptativo, a forma mais comum e difícil.
Fiz o teste – inclusive retroativo, para relacionamentos passados. Dei sorte. Nunca estive ao lado de um narcisista. O máximo que o teste deu foi 3 – e para alguém que já passou.
E você?





Martha Mendonça é editora-assistente de ÉPOCA no RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...