terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caralluma Fimbriata proibida no Brasil


A ANVISA publicou dia 21.12.10 a portaria que proibe a comercialização, importação, fabricação e venda da Caralluma Fimbriata no Brasil. A erva originária da Índia tem a fama de moderador do apetite. A alegação da Anvisa para a retirada do fitoterápico do mercado é a ausência de pesquisas conclusivas na área.

Tenho visto uma quantidade assustadora de pessoas indo até a farmácia e tomando Caralluma sem nenhuma orientação - sendo que a maioria acredita que faz milagre sozinha. "Ah a vizinha tomou e emagreceu?" Pode acreditar que ela fechou a boca também!

Há alguns anos quando esta planta ficou conhecida no meio médico prescrevi a alguns pacientes e sinceramente, não vi efeito. Não acredito que faça mal (segundo análise do grupo de estudo que inclui farmacêuticos, médicos e nutricionistas do qual faço parte) mas não a manipulo pois não vi efeito mesmo.

Cada caso é um caso, mas de forma geral acho que a faseolamina, citrus (ou chá verde etc etc que são derivados de chás ou alimentos como o feijão e a laranja por exemplo) não fazem mal, são seguros, não são caros mas também não farão um efeito tão importante assim.

Tenho certeza que não existe segredo, o que funciona é: controle alimentar + atividade física + equilíbrio emocional para um emagrecimento saudável. E vejo histórias de sucesso todos os dias com meus pacientes que assim emagreceram 5, 10, 20, 30, 40 a 65 Kg, sem o uso de plantas para emagrecer muito menos remédios - e não voltaram a ganhar. Quando necessário, associado ao tratamento faço correções de vitaminas e minerais, pois quando deficientes causam vontade exagerada de comer pães e doces ou ainda uso fitoterápicos com a garcínia, mas nenhuma com o objetivo direto de emagrecimento - já que essa ainda não existe.

O que ocorre é que as indústrias tem interesse em vender, as revistas precisam de novidades para publicar (muitas vezes supervalorizando algum produto) e as pessoas acreditam muito facilmente em fórmulas prontas para emagrecer, mesmo que isso possa afetar sua saúde.
Essas "mágicas" vem e vão. Assim foi com a ração humana... hoje com caralluma, óleo de cártamo... amanhã será outra... e a gente sempre percebe: grande parte das pessoas que experimentam todas as novidades são aquelas que, entra ano, sai ano continuam brigando com a balança, em eterna dieta (o que meus pacientes sabem muito bem que não funciona).





Dra Gismari Bertoncello
Nutricionista Clínica e Personal Diet -Florianópolis / SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...