quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mitos e erros na alimentação

Você sabia que comer rápido demais engorda? Sim é verdade. Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, chegou à conclusão de que a velocidade com que se come pode ser tão importante quanto o que está no prato.
Outra pesquisa recente, da Universidade McMaster, no Canadá, alerta para o aumento dos riscos de infarto, diabetes, câncer, obesidade (etc, etc) que a dieta ocidental (rica em gordura, sal, farinha branca e carne vermelha) oferece. Aqueles que buscam um corpo bonito e saudável devem estar atentos a notícias como estas sobre alimentação. Porém o tema ainda é recheado de mitos e dúvidas. Será que dá para confiar em tudo o que ouvimos?

- Vamos aos principais mitos:
.
Mito 1: Suco de soja faz bem a saúde
Sinceramente não sei de onde vem esta informação (Ah claro! Do poder que a propaganda tem de "tornar" saudáveis alguns alimentos na cabeça das pessoas - de maneira errada é claro!!).
*** 1) Estes sucos contém pouca soja! 2) São riquíssimos em açúcar: um copo pequeno tem 2 a 3 colheres de SOPA de açúcar branco!!!! 3) Não são indicados para crianças nem para substituir o leite, pois não contém cálcio (aquele cálcio adicionado é muito pouco absorvido pois a soja possui naturalmente fatores que inibem a absorção de alguns minerais, como o próprio cálcio!). Estes sucos são iguais aos outros suco de caixinha e refrigerantes: muito açúcar, muitos corantes e conservantes e nada de saudável! Não indico mesmo!

Mito 2: Cerveja dá barriga
 Não existe uma relação entre um determinado tipo da bebida com o aumento da gordura corporal. É o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das “gordurinhas” em locais indesejados. Homens têm maior probabilidade de aumentar a gordura na região abdominal quando há exagero calórico - e é essa gordura interna que é muito perigosa. Outro problema são os acompanhamentos das bebibdas (petiscos calóricos, como pastéis, queijos à milanesa, frango à passarinho, amendoins, etc.). A quantidade excessiva de cerveja também é outra razão, pois na maioria das vezes o consumo extrapola 1 ou 2 chopps. Sabendo que uma lata de cerveja tem em média 135 Kcal + os petiscos, é só fazer as contas no final do happy hour para ver que realmente consumimos mais do que gastamos! E o que sobra, acumula.

Mito 3: Tomar água em jejum emagrece
A água não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Nem nenhuma massagem. Porém pesquisas recentes comprovam que além da água ajudar na manutenção da saúde de forma geral, ser fundamental para o intestino e hidratar todas as células, ela AJUDA MESMO NO EMAGRECIMENTO (* Experimente tomar 1 copo de água 30 min antes de cada refeição. Emagrecerá 30% a mais do que se não fizer isso!! A explicação: você vai comer com menos fome). Dica: tomar água de manhã, com umas gotas de limão ajuda na desintoxicação do organismo.

Mito 4: Cenoura e beterraba engordam e diabético não deve consumir
Não concordo. Por possuírem bastante fibras, o açúcar natural que esses vegetais contêm é absorvido lentamente, não aumentanto a glicose no sangue rapidamente. A água de côco, por exemplo, eleva mais. Porém é bom não exagerar: recomendo consumir uma delas em cada refeição, já que são muito saudáveis e agora no verão, protegem a pele.
Mito 5: Manteiga é melhor do que margarina. Não devemos usar azeite de oliva para cozinhar.Se a pessoa não tem colesterol elavado, um pouco de manteiga não faz mal. Se optar por margarina indico as com fitoesteróis (Cyclus, Becel) no lugar das comuns (ricas em gorduras trans). Mais do que margarina ou manteiga, recomendo requeijão light, pois ainda contém cálcio. Em relação ao azeite, ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares - além de muitos outros benefícios (1 colher sopa ao dia) e o melhor é o extra-virgem com até 0,5% de acidez. No cozimento também recomendo usá-lo no lugar da manteiga e da margarina. O azeite de oliva é melhor do que os óleos comuns e o seu aquecimento não destrói todas as propriedades, boa parte fica.
Mito 6: Café chocolate fazem mal à saúdeAcreditava-se que o café pudesse causar hipertensão e doenças do coração. Isso ainda vale para os que o consomem exageradamente (mais que cinco cafezinhos por dia). No caso de gestantes, o café deve ser evitado pois a cafeína é estimulante. No entanto, sabe-se que a moderação no consumo faz da bebida um aliado da saúde, principalmente do coração.
Altamente calórico, o chocolate também sempre foi visto como o vilão da alimentação saudável. Mas a grande descoberta foram os benefícios do chocolate amargo, rico em substâncias antioxidantes, os polifenóis, que podem ajudar a proteger nosso corpo de problemas no coração e até de câncer. Não há pesquisa científica que comprove que a guloseima cause acne. O que acontece é que o óleo ou gordura em grande quantidade estimulam a oleosidade da pele. Mas o cacau, em si, nada tem a ver com as espinhas. Recomendo um chocolate pequeno de 20g (se não estiver em emagrecimento) por dia e 1 a 2 xícara de café, no máximo.
Mito 7: Castanhas, nozes e amêndoas engordam
Elas são sim oleosas e possuem alto valor calórico. Entretanto, elas são essenciais na alimentação, porque contêm gordura saudáveis, vitaminas e possuem minerais de atuam na memória, combate as rugas, melhora a TPM, regulação da tireóide, emagrecimento entre outras funções. Ajudam ainda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL). Costumo indicar o consumo de 2 a 3 unidades por dia.

Dra Gismari Bertoncello
Nutricionista Clínica e Personal Diet -Florianópolis / SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...