terça-feira, 14 de junho de 2011

Você anda estressada???

Essa reportagem caiu como um "luva" no meu dia... Obrigada GI, tu sempre tão real e inspiradora!!! 

De acordo com o professor da Universidade de Illinois e pesquisador americano Brian Luke, o corpo humano não foi feito para ficar ligado 24 horas, sete vezes na semana, ou para o indivíduo se sentar na frente do computador 8, 12 ou 14 horas por dia. O resultado disso? Estresse!
Em seu livro “Stress- aprenda a lidar com as tensões do dia-a-dia e melhore sua qualidade de vida” (Novo Conceito, Saúde), Brian explica que antes de tentar mudar a rotina, é preciso identificar os vários tipos de estresse. Segundo ele, existem os bons e ruins.
O melhor deles, de acordo com o estudioso, se chama eustresse. Ele aparece em qualquer situação animadora, como ficar apaixonado ou encontrar um ídolo (ou quando vocês vem no consultório e viram que emagreceram muito... e ficam pulando.. hehehe). Já o distresse é a interpretação desfavorável ou negativa de algo, o que chamamos de estresse.
As pessoas que perdem sua capacidade de manter o equilíbrio como não dormir oito horas de sono por dia, não ingerir alimentos saudáveis e manter uma vida sedentária, acabam sendo vítimas do estresse.
Brian Luke diz que há conexão direta entre estresse e câncer. O corpo libera cortisol, secretado nas glândulas suprarrenais para preparar o corpo para lutar ou fugir. Se isso persiste, o cortisol aumenta muito no sangue, destruindo as células brancas. E quando a contagem delas cai, o sistema imunológico enfraquece.
As dicas de Luke para os limites saudáveis são:
. Desligar o celular depois das 20h;
. Verificar emails apenas no inicio ou fim do dia, em vez de fazer isso a cada cinco minutos;
. E praticar exercícios.

Minha dica: - Se alimentar de 3 em 3 horas, consumir pelo menos 1 fruta cítrica ao dia para combater os efeitos do estresse e evitar consumir açúcar branco e excesso de alimentos com açúcar (tipo sucos industrializados, biscoitos e refigerantes) que aumentam ainda mais o "cansaço" nas células.

10 dicas da psicóloga Silvana Parreira de Jesus para combater o estresse:

1 – Escreva – escrever aquilo que incomoda pode ajudar, encontrando assim os fatores estressantes, podendo a mesma técnica levar para terapia para trabalhar com o auxilio do seu terapeuta (autoconhecimento);
2 – Mude sua rotina – mude seu caminho e seus horários. Lembra-se que as cidades não terão redução de carros e congestionamento, encontre uma maneira agradável de lidar com isso (vá para casa analisando seu dia por exemplo). Na verdade não existe rotina, cada dia é único - nós é que ligamos o "automático".
3 – Administre seu tempo – faça uma avaliação séria e crítica sobre a rotina da sua vida pessoal e do trabalho. Se estiver tendo que agendar ate momentos com você mesmo, pare e analise.
4 – Relaxe – as técnicas de relaxamento tem efeitos profundos no sistema imunológico, contribuir para o equilíbrio da mente e do corpo é essencial.
5 – Respire – faça exercícios de inspirar e expirar quando sentir estressado, ajuda no autocontrole, diminui a ansiedade.
6 – Sorria mais – dar gargalhadas alem de ser gostoso faz bem a saúde. Marque dis fixo com as amigas.
7 – Exercite-se – a prática de atividade física serve para liberar tensões, excesso de adrenalina, raiva e como conseqüência, auxilia no sono, para que você tenha mais pique para o dia, eleva a auto estima e auto confiança.
8 – Dedique-se a alguma coisa – procure algo que goste para canalizar sua energia negativa. Só trabalho para casa e de casa para o trabalho... não dá!!
9 – Exponha-se ao sol – a exposição a luz natural aumenta a resistência a doenças infecciosas, humor. (Não significa expor ao sol nos horários não recomendáveis a saúde!)
10 – Pensamento positivo S.E.M.P.R.E! – a maneira como pensamos tem uma influência ativa e poderosa na nossa vida.

Fonte: Dra Gismari Bertoncello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...