sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Todo problema tem solução

Audiobook de Jael Coaracy.
Não existe uma fórmula pronta para resolver problemas. O que funciona para alguém pode não funcionar para outra pessoa. Além disso, a maneira de resolver um problema depende da sua natureza.
A coluna de hoje traz dicas de atitudes e comportamentos que o ajudarão a encontrar as soluções que procura para resolver seus problemas.

Aceite o problema. Este é o primeiro passo para resolvê-lo. Quando você deixa de resistir e passa a aceitá-lo, recupera grandes quantidades de energia que estavam sendo utilizadas no processo de resistência. A energia liberada pode então, ser utilizada na busca de soluções criativas.
Pergunte a si mesmo: o que de pior pode acontecer nesta situação? Esta pergunta o ajudará a colocar o problema em suas devidas proporções. Frequentemente, a mente produz fantasias aterrorizadoras que jamais acontecerão.
Defina quais as soluções possíveis para o problema. Existem várias soluções para um só problema e cabe a você buscá-las. Einstein dizia que não é possível encontrar a solução para um problema com o mesmo padrão de pensamento que se estava quando o problema foi criado.
Reúna informações. Ao adquirir conhecimento sobre o problema, o medo e a ansiedade diminuem. Procure descobrir o que outras pessoas que passaram pela mesma situação fizeram para se sair bem dela. Perceberá que a solução do problema não é tão difícil como imaginava ser.
Peça apoio. Se for o caso, peça ajuda efetiva. Lembre-se: a necessidade de estar sempre certo pode afastar as soluções que estão no seu caminho.
Divida o problema em pequenos desafios que poderão ser vencidos, um a um. Muitas vezes, chegar à solução final pode parecer algo muito grande ou fora de alcance. Se, entretanto, você estabelecer o percurso, passo a passo, poderá se manter no caminho certo sem se deixar abater pelas dificuldades.
Aprecie e valorize o aprendizado que um problema apresenta. Em vez de reclamar ou de sentir-se vítima da situação, aproveite para crescer e seguir adiante na direção dos seus sonhos e objetivos de vida.

A colunista Jael Coaracy é escritora, personal e executive coach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...