terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Auto-aceitação: um meio de conquistá-la!

by Luciano Martins
Quando olhamos para nossa realidade interior e conseguimos descobrir os aspectos negativos que carregamos, deparamos com uma grande dificuldade: aceitarmos que carregamos essa negatividade e, o pior, nos aceitarmos verdadeiramente depois dessa constatação. Na verdade, sempre soubemos da existência desses aspectos em nós, mas justamente por não conseguirmos lidar com essa realidade, mantínhamos tudo oculto em nosso inconsciente e entrávamos na negação e na conseqüente auto-rejeição. Assim, quando partimos para uma busca pelo autoconhecimento, essa realidade que estava oculta, apenas é trazida à luz de nossa consciência.

Não conseguimos nos aceitar, quando constatamos nossos aspectos negativos, por conta de um grande equívoco: passamos a nos identificar com esses aspectos negativos e a acreditar que somos esses aspectos, que somos esse ser "abominável e cruel" que acabamos de descobrir dentro de nós. Nos identificamos tanto com eles e ficamos tão decepcionados conosco, que acabamos nos rejeitando duramente, e nos fechamos na crença de que, por sermos maus e culpados, não somos merecedores e dignos da luz e do amor de Deus, e não temos o direito de reivindicar a felicidade.

A culpa nos atormenta e nos aprisiona impedindo que consigamos sair desse tormento em que entramos. Por acreditarmos que somos pecadores e culpados e na punição que isto requer, nosso psíquico dispara mecanismos de autopunição e autodestruição. Isto ocorre porque acreditamos que Deus nos punirá, pois nos fizeram crer que devemos temer o castigo de Deus quando não somos bons, e isto significa que Seu castigo será muito mais destruidor que o nosso, assim antecipamos a punição esperada na intenção de mostrar a Ele que "não precisa fazer isso conosco, pois nós mesmos já estamos fazendo". Acreditamos que a punição que nos damos será mais leve do que a D´Ele.

Com isto, transformamos nossa vida em um mar de insatisfação e estagnação. Passamos a atrair somente situações negativas que fazem com que tudo em nossa vida comece a "dar errado", atraímos circunstancias e pessoas que nos levem a destruir ou a perder o que conquistamos ou a impedir que conquistemos algo que estamos prestes a realizar. Esta não aceitação de nossa sombra poderá, inclusive, nos levar ao ponto de desenvolvermos doenças físicas.

Se perseverarmos em nosso propósito de descobrirmos quem somos de verdade - Luz e sombra - com a verdadeira auto-aceitação, conseguiremos superar esta fase. Porém, como nosso Ego teme perder o poder para o Eu Real, ele finge que está agindo a nosso favor e nos faz crer que, se estamos conseguindo descobrir nossa negatividade, significa que ele está permitindo e colaborando para que isto ocorra, e nos ilude nos fazendo crer que ele quer que nos libertemos de nossas amarras internas e nos entreguemos ao comando amoroso e sábio de nosso Eu Real. Só que o Ego não quer isso e usa estes recursos na tentativa de ganhar poder, manipulando a situação, para nos enganar e sabotar, fazendo com que tudo fique de forma segura e confortável a ele. Portanto se conseguimos ACEITAR os aspectos negativos que contemos - não somos, somente contemos - e, principalmente, nos ACEITARMOS integral e verdadeiramente, mesmo contendo nossa sombra, estaremos livres de nossas crenças limitantes e das garras de nosso Ego.

Isto precisa ser compreendido e aceito em nosso coração, por isto vou reforçar: não somos esse ser negativo e destrutivo que existe em nós, mas somos seres divinos e de Luz, existimos também em várias outras dimensões, que compõe a totalidade de nosso ser integral e estão muito além da nossa ilusória e limitada existência humana na terceira dimensão. Em verdade, somos Seres Espirituais que, ao mergulhamos na terceira dimensão, entramos na dualidade que traz a condição de contermos a Luz e a sombra. Porém, continuamos a ser o mesmo Ser de Luz que éramos antes de encarnarmos. Portanto, essa negatividade faz parte da existência humana, dentro da dualidade e são apenas aspectos que carregamos, mas não somos. Nossa verdadeira identidade é a do nosso Eu Real, é com este que devemos nos identificar.

Somente com esta compreensão e consciência conseguiremos nos aceitar de verdade. Se conseguirmos nos permitir fazer esta descoberta, aos poucos conseguiremos compreender esta realidade, com isso, a auto-aceitação, poderá acontecer gradativamente. Não adianta querermos que a auto-aceitação ocorra num passe de mágica, só porque conseguimos conhecer esta verdade. Isto é algo que se conquista aos poucos, pois a auto-rejeição é muito antiga e arraigada dentro de nós, ela é proveniente de nossas vidas passadas e nos influencia intensamente na vida presente. Precisamos também aceitar esta realidade.

A aceitação plena será conquistada com muita auto-observação, comprometimento e responsabilidade, pois o Ego tentará se manter no poder e nos sabotará, nos arrastando para a culpa sempre que viermos a conhecer mais de nossa sombra, pois esta será sua arma para que não acreditemos que somos nosso Eu Real. Sempre que o Ego se perceber novamente desmascarado e diante de nossa aceitação ele se sentirá em perigo e tentará distorcer os fatos, fazendo-nos encontrar na "tal aceitação", uma justificativa para nossa maldade ou qualquer atitude negativa que venhamos a cometer. Vou dar um exemplo: se descobrimos que somos arrogantes e que devemos aceitar esse fato, ele tentará nos fazer crer que aceitação significa termos "licença e permissão" para darmos vazão à arrogância, sem nos preocuparmos com os outros. É aqui que está o perigo, pois, obviamente, isto não é verdade. Aceitar a arrogância, significa que não devemos negar ou rejeitar essa realidade. Se, diante de uma situação em que nos pegamos em flagrante sendo arrogantes, poderemos nos dizer: acabo de constatar que fui arrogante neste momento e que feri essa pessoa, eu aceito a minha arrogância, apesar de não gostar de detectá-la em mim, e vou fazer de tudo para encontrar o equilibrio dentro disso, para que eu consiga reconverter a arrogância na energia da qual ela é proveniente: a energia de puro amor, pois sei que tudo é Luz. Vou fazer de tudo para modificar esse aspecto em mim.

Este não é um tipo de aceitação passiva e permissiva, mas sim, uma aceitação dinâmica, que implica em simplesmente compreendermos que apenas são aspectos negativos que carregamos, que a negação só nos destruirá, e que, apesar de não gostarmos de encontrá-los em nós, deveremos aceitar, pois é fato, eles existem. A partir disto, poderemos partir para a busca de meios e recursos internos para que possamos modificar esses aspectos, reconvertendo-os em sua origem: corrente de puro amor.

Ao exercitamos a aceitação, conseguiremos cada vez mais nos aprofundar na busca e descoberta de nossos aspectos negativos ocultos e isto fará com que nos libertaremos cada vez mais da culpa e da necessidade de dispararmos mecanismos de autopunição e autodestruição. Isto nos trará um relaxamento, que nos ajudará a permitir que a vida flua de forma saudável e satisfatória. 



(Teresa Cristina Pascotto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...