segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Está tentando emagrecer?

Texto da Gi, minha querida nutricionista que mata um leão por dia
comigo! rsrsrs. Sempre muito enriquecedora suas postagens. Gi, obrigada!!!


ESTÁ TENTANDO EMAGRECER?
DICAS COMPORTAMENTAIS PARA TORNAR ESTA FASE UM SUCESSO.


1) Evite se alimentar enquanto faz outra atividade (TV, computador, lendo), pois desta maneira não percebemos de fato o que e que hora comemos. E só paramos quando o estômago não aguenta mais. Igual pipoca em filme.


2) Mastigue devagar! Se policie para soltar o talher a cada garfada (isso funciona!!). Quando mastigamos devagar, o cérebro consegue identificar mais rápido a saciedade. Isso acontece porque o sinal de saciedade só é enviado ao cérebro depois de 15-20 minutos do inicio da refeição. A pressa alias é inimiga de qualquer pessoa que está emagrecendo. É preciso aprender a respirar, se alimentar devagar e também esperar o organismo apresentar os resultados.


3) Sirva porções menores do que o habitual. Utilize utensílios menores, pratos, copos em tamanho reduzido. Também funciona!


4) Faça a lista de compras antes de ir ao supermercado e não deixe de seguir a risca! Se estiver com fome evite entrar no supermercado, padaria, ou qualquer estabelecimento relacionado com alimentação! Quando estamos famintos tudo fica mais apetitoso e levamos muito mais do que precisamos (ou que cabe no estômago).


5) Cuidado com o pensamento: “chegou o fim de semana, e agora posso comer tudo o que deixei de comer na semana! Eu mereço”. Conclusão? Recupero o peso eliminado em dois dias, e desta maneira fico em efeito “iô iô” durante o tratamento. Sempre falo nas consultas sobre emagrecer a alma. Isso é fundamental para que depois do tratamento você se mantenha no peso.


6) Sim, você realmente merece ter prazer em comer. Mas será que não é melhor aprender como e quando colocá-las no seu dia a dia? Escolha no máximo 2 refeições com alguma guloseima por semana. Se tiver festa sábado e domingo, evite qualquer doce durante a semana.


7) Evite ficar se pesando. Guarde a balança de casa! Pesar constantemente pode ser uma armadilha. Veja duas situações:
a. Perdi peso: “Oba, eu mereço comer uma pizza ou sobremesa”, se eu esquecer a quantidade....prejuízo na certa.
b. Ganhei peso: “Chega! Estou cansada de fazer dieta! Vou parar com tudo!” De repente você abandona o tratamento.


8) Identifique e diferencie: FOME, VONTADE e ANSIEDADE. São três situação que comemos de maneira diferente.
a. FOME: o que tiver você come, pode ser alface, não importa! Você come pensando em volume, portanto, come muito. Muitas vezes nem mastiga, outro motivo que leva a comer muito.
b. VONTADE: imagine a situação, você adora chocolate, mas um dia ficou com muita vontade de comer jiló. Não importa!!! Pode estar numa doceria, pode comer chocolate, mas a vontade do jiló continua. Se você tivesse partido para “matar” a vontade, talvez comesse menos.
c. ANSIEDADE: comer qualquer coisa para esquecer de alguma dificuldade. Conclusão? Continua sem resolver seu problema, e talvez ganhou mais...culpa por comer o pacote de bolacha! Será que vale a pena?


9) Cuidado com os beliscos. Coisas pequenas e de baixa caloria podem enganar! Pense em uma bala de 10 calorias. Pouco, não é mesmo? Agora pense no pacote de bala?

10) Qualquer atividade física é valiosa! Escolha alguma coisa que te dê prazer. Isso é 50% do sucesso do tratamento.


Vamos lá, colocar nosso projeto 2011 em ação! Com certeza chegaremos lá.

Dra Gismari Bertoncello
Nutricionista Clínica e Personal Diet -Florianópolis / SC
Fone: (48) 3225-0017 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...