terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Beijinho de Mãe cura tudo!


Por: Glauciana Nunes by Natura.

“Vem aqui que a mamãe dá um beijinho no machucado. Pronto, sarou?”.

Essa é uma das frases que eu mais uso quando meus filhos se machucam. É tão comum entre nós, que quando eles batem alguma parte do corpo já vêm para o meu lado pedindo beijinho. Eu até costumo brincar, dizendo que carinho de mãe cura tudo.

É claro que é um exagero afetuoso, já que um simples beijo não tem poderes terapêuticos, mas tem lá um fundo de verdade. Conversando com Dr. Fernando José de Nóbrega, médico pediatra e especialista em vínculo mãe/bebê, ele me contou que muitas vezes a criança acaba “forçando” um machucadinho ou uma queda porque precisa da atenção de seus pais.

Ou mesmo que não tenha feito de propósito, quando sente dor a criança precisa sentir-se querida, amada, segura. É por isso que, quando chegamos com contenção após uma queda, por exemplo, nossos filhos muitas vezes param de chorar no mesmo instante. É mais ou menos a mesma lógica que com adultos. Quem não gosta de receber um abraço carinhoso quando se sente inseguro, estressado ou com medo?

Agora, multiplique isso por muitas vezes e verá a necessidade da criança em sentir-se amparada e amada. E se pararmos para pensar em nosso poder como mães, de curar “todos” os males de nossos filhos com um simples beijo com abraço? Eu acho isso a coisa mais gostosa do mundo e não economizo com meus meninos.

A explicação científica é ainda mais incentivadora para que possamos distribuir beijos e abraços a nossos bebês. Quanto mais nossos filhos sentirem-se seguros e amados por nós na primeira infância, mais terão maturidade emocional, no futuro, para lidar com os “machucados” mais profundos que sofrerem na vida. Isso porque tiveram a segurança desenvolvida quando receberam de nós o amparo que precisaram.

Por isso, use e abuse de seu poder de mãe. Distribua beijos, abraços, afagos e palavras incentivadoras. “Curando” nossos filhos com beijinhos hoje estaremos construindo seres humanos com mais capacidade para curar os possíveis machucados, causados pelos obstáculos que terão de enfrentar na vida.



2 comentários:

  1. Isso realmente resolve tudo!!rsrs
    E vamos espalhar bjikos neles..

    Super beijo

    An@

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!!! Realmente, afeto cura esta e outras feridas!!!
    Muitos beijos nessa galerinha... rsrsrs.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...