sábado, 18 de fevereiro de 2012

Qual a diferença entre amor e generosidade?


O que traz felicidade? Vários estudos já relacionaram esse sentimento a uma série de atitudes. Para ser feliz é preciso respeitar, ser autoconfiante etc. Agora, para ser feliz, é preciso, sobretudo, ser generoso. Um estudo recém-publicado por pesquisadores da Universidade de Virginia, nos EUA, revela que casais generosos são mais felizes do que os demais casais, mais até do que os que se dizem realizados na cama ou fiéis inveterados.
Para chegar a esta conclusão, o psicólogo John Gottman acompanhou a vida conjugal de 2870 casais e constatou que existe um poder  enorme em tentar agradar o parceiro. Os casais que se declararam mais felizes são justamente os que apresentaram pelo menos cinco ações positivas para cada interação negativa com o parceiro: algo como servir o café da manhã, elogiar, presentear e se oferecer para realizar uma tarefa de interesse do outro.
A pesquisa mostrou que homens e mulheres com as maiores pontuações na escala de generosidade eram as mais propensas a relatar felicidade. Os benefícios da generosidade, segundo o estudo, são ainda maiores entre os casais com filhos. Pais com pontuação acima da média no ranking de generosidade são (pelo menos 25%) mais felizes na relação.
Na minha opinião, a equação parece mais simples: amor e generosidade seguem a mesma escala, caminham juntos. Não há generosidade sem amor. Não há amor sem generosidade. A proporção de um é também a do outro. Assim, faz todo sentido os mais felizes serem também os mais generosos. Os mais felizes são os mais generosos porque amam mais.  E você, o que pensa sobre amor, generosidade e felicidade?
- Luciana Vicária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...