Mais importante para os meninos, uma amizade de qualidade nessa idade ajuda a reduzir os problemas comportamentais e melhorar habilidade sociais
Desenvolvimento social: as amizades no jardim de infância ajudar a moldar as habilidades sociais das crianças (Thinkstock)
A qualidade da amizade que as crianças fazem durante o jardim de infância é fundamental para o seu desenvolvimento social – principalmente para os meninos. De acordo com um estudo publicado no periódico Infant and Child Development, essas amizades podem significar menos problemas de comportamento e melhores habilidades sociais, vistas na primeira e na terceira séries do primário.
No geral, os professores relatam que as meninas na primeira e na terceira séries têm boas habilidades sociais, independentemente da qualidade de suas amizades durante o jardim de infância. Os garotos, pelo contrário, se beneficiam claramente do bom começo que uma amizade com alta qualidade representa. “Garotos que não tinham amigos no jardim da infância tiveram mais problemas comportamentais, mas esses problemas começam a ser vistos apenas na primeira ou na terceira série”, diz Nancy McElwain, professora da Universidade de Illinois e coautora do estudo.
Pesquisa – Foram analisados dados de 567 crianças. As mães tiveram de relatar se a criança ainda no jardim de infância tinha ao menos um amigo - e a qualidade dessa amizade. Os pesquisadores compararam então o progresso de crianças que não tinha amigos, que tinham uma amizade frágil, uma amizade mediana e uma amizade forte. Os professores forneceram informações sobre problemas comportamentais no jardim de infância e na primeira e terceira séries.
“Como esperado, amizades de alta qualidade no jardim de infância que tinham como destaque cooperação e partilha, revezamento, baixos níveis de hostilidade e conflitos pouco destrutivos, deram às crianças, especialmente aos garotos, prática em interação positiva, demonstrada na primeira e terceira séries”, diz Jennifer Engle, autora principal da pesquisa.
Interação – De acordo com Nancy, os pares se tornam importantes para a criança já no jardim de infância. Os pais podem ainda ajudar a criança se tornar um bom amigo. Para isso, afirma Nancy, eles devem fazer um esforço para ajudar a criança, principalmente os garotos, a fazer amizade nessa idade por meio de encontros e outras atividades sociais.
As crianças também vão se relacionar com os amigos em maneiras mais positivas se elas tiveram experiências na família que modelem expectativas positivas, carinho e respeito. “Quando a criança aprende a esperar que as outras pessoas respondam positivamente, elas serão amigáveis e sensíveis aos demais”, diz.
Segundo a especialista, essas crianças serão também capazes de lidar melhor com suas emoções quando enfrentarem problemas. “Um conflito não é necessariamente bom ou ruim, é uma questão de como as crianças abordam seus desentendimentos com os amigos ou os pais”, diz Nancy.
Desenvolvimento social: as amizades no jardim de infância ajudar a moldar as habilidades sociais das crianças (Thinkstock)
No geral, os professores relatam que as meninas na primeira e na terceira séries têm boas habilidades sociais, independentemente da qualidade de suas amizades durante o jardim de infância. Os garotos, pelo contrário, se beneficiam claramente do bom começo que uma amizade com alta qualidade representa. “Garotos que não tinham amigos no jardim da infância tiveram mais problemas comportamentais, mas esses problemas começam a ser vistos apenas na primeira ou na terceira série”, diz Nancy McElwain, professora da Universidade de Illinois e coautora do estudo.
Pesquisa – Foram analisados dados de 567 crianças. As mães tiveram de relatar se a criança ainda no jardim de infância tinha ao menos um amigo - e a qualidade dessa amizade. Os pesquisadores compararam então o progresso de crianças que não tinha amigos, que tinham uma amizade frágil, uma amizade mediana e uma amizade forte. Os professores forneceram informações sobre problemas comportamentais no jardim de infância e na primeira e terceira séries.
“Como esperado, amizades de alta qualidade no jardim de infância que tinham como destaque cooperação e partilha, revezamento, baixos níveis de hostilidade e conflitos pouco destrutivos, deram às crianças, especialmente aos garotos, prática em interação positiva, demonstrada na primeira e terceira séries”, diz Jennifer Engle, autora principal da pesquisa.
Interação – De acordo com Nancy, os pares se tornam importantes para a criança já no jardim de infância. Os pais podem ainda ajudar a criança se tornar um bom amigo. Para isso, afirma Nancy, eles devem fazer um esforço para ajudar a criança, principalmente os garotos, a fazer amizade nessa idade por meio de encontros e outras atividades sociais.
As crianças também vão se relacionar com os amigos em maneiras mais positivas se elas tiveram experiências na família que modelem expectativas positivas, carinho e respeito. “Quando a criança aprende a esperar que as outras pessoas respondam positivamente, elas serão amigáveis e sensíveis aos demais”, diz.
Segundo a especialista, essas crianças serão também capazes de lidar melhor com suas emoções quando enfrentarem problemas. “Um conflito não é necessariamente bom ou ruim, é uma questão de como as crianças abordam seus desentendimentos com os amigos ou os pais”, diz Nancy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico muito feliz com seu comentário!!! :)