terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Papai Noel existe?


Tudo aquilo em que acreditamos existe - existe por certo tempo e de certa maneira, mas existe! Seu filho chegou contando que algum amiguinho mais velho lhe disse o contrário? Retruque: "E você, meu filho, acredita?". Se ele disser que sim, já sabe o que dizer em seguida: "Então existe!". E assim vocês, em casa, darão um jeito de manter o encanto.

Não se esqueçam de que a criança vive em um mundo em que a realidade e a fantasia se misturam - por isso é um mundo tão mágico, tão especial. A fantasia, aliás, é que aos poucos prepara a criança para a realidade, embora imaginação, sonho e criatividade sejam importantes para todos nós, pelo resto da vida.

Tudo o que é bonito, alegre, que tem significado importante como o espírito natalino merece ser cultivado. O Natal é o aniversário de Jesus e o Papai Noel é o bom velhinho que, para comemorar, traz presentes e felicidade. Um dia seu filho vai descobrir que quem veste aquela roupa ou quem compra seus presentes é alguém que ele conhece bem, mas até lá terá usufruído tanto dessa fantasia que poderá entender o real sentido, ou seja, ter certeza de que dentro do outro, que se fantasiava de Papai Noel, também existia a intenção pura e bonita de trazer felicidade. Assim ele deixará de acreditar na figura para acreditar no significado.

Se essa descoberta acontecer de maneira natural, a criança não ficará frustrada nem decepcionada. Ficará, sim, surpresa por perceber que todo o encanto, todo sonho é construído dentro do nosso coração. Se o seu caminho permitir a fantasia, ela chegará à realidade fortalecida pela doçura.
Então, como não acreditar em Papai Noel?


Luciana Belliboni, que tem o carinhoso apelido de Tita, é pedagoga e apresentadora da versão brasileira da série Doces Momentos, do canal Discovery Home & Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...