quarta-feira, 13 de junho de 2012

A prontidão é um estado de espírito


… Ei … ei … tem alguém aí?! Oi, estou bem aqui na sua frente … você pode me far uma força??
Você me vê ?? Você está pronto??
Se existisse um instrumento capaz de medir nosso grau de prontidão você seria alguém super pronto, pronto ou quase indisponível ??
A prontidão é mais do que um estado de espírito, é o reflexo de nossa generosidade, de nossa ampla visão à respeito dos demais e do mundo ao nosso redor. Tem gente que já nasce com a “prontidão” pulsando no sangue, tem gente que precisa correr atrás e outros não tem a menor noção do que é estar “pronto”. A boa notícia é que sempre é tempo pra fazer da prontidão parte de nossos hábitos e de nossas vidas.
O estado de prontidão faz MUITA diferença e é uma ferramenta incrível na convivência humana tanto no trabalho como na vida pessoal!! Amigos, parceiros, clientes ou chefes todos preferem ter ao lado alguém sempre pronto, alguém cujo olhar vai além de suas próprias prioridades e enxerga seu entorno de modo mais holístico. O inverso também é fato, pois não existe coisa pior do que parecermos fazer corpo mole ou termos má vontade, pois é exatamente essa a leitura que os demais fazem do nosso comportamento quando damos “aquela enrolada”.
Quando temos uma demanda, seja ela uma simples informação, a resposta de um email ou a resolução de uma tarefa mais complicada quanto tempo levamos para resolvê-la?! Quantas vezes esquecemos do que nos foi pedido pois não estavamos em atitude de prontidão?! Esquecemos pois o cérebro da maioria de nós mortais descarta aquilo que não é prioridade. Muitas vezes não agimos por mal, simplesmente não sabemos lidar com o tempo e se não queremos passar por displicentes temos que aprender administrá-lo.
Existem outras pessoas cujo problema não é bemmm o tempo … são facilmente encontradas nas pequenas, médias ou grandes organizações. Você provavelmente conheça alguém que adora enrolar para parecer que está lotado de trabalho, para superestimar aquilo que faz ou simplesmente dizer que aquilo que está fazendo é muitoooo mais importante do que o pedido dos demais …. O mais engraçado é que dependendo de onde partiu a requisição a velocidade para sua realização pode sofrer uma diferença colossal. O pedido que vem “de cima” é resolvido na velocidade da luz, enquanto o que vem “de baixo” por vezes só sai na base de muita pressão e insistência. Isso faz com que muitas dessas pessoas fiquem por um tempo “protegidas” em seus cargos pois os lá de cima não conhecem esse comportamento “bipolar” …
Não importa de onde venha uma requisição e quais as prioridades, na medida do possível o bacana é resolvê-las com a maior prontidão possível, até porque não existe coisa mais chata do que alguém nos cobrando por aquilo que não foi feito.
Quando ampliamos a nossa visão fica fácil perceber no que podemos ser úteis dentro das esferas de nossas vidas, ajudando não só nossos companheiros de trabalho como amigos, familiares e porque não desconhecidos que necessitem de ajuda. Estar em alerta e imbuído do estado de prontidão com certeza melhora nossa existência!!
Prontidão é sinônimo de credibilidade, confiança, eficiência e dedicação. Em geral os mais “prontos” também são vistos como mais abertos, generosos, motivados, entusiasmados, fáceis de lidar e de bem com a vida. Não há nada melhor do que ser e estar rodeado de gente sempre disposta!!
Ei … ei … você ainda está aí?? Está pronto pra me ajudar??

 Por Luah Galvã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...