quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Disciplina se ensina?

Entre tantos outros, a disciplina é um dos maiores ensinamentos que podemos dar aos nossos filhos. É uma postura que tomamos diante do nosso cotidiano e que facilita, motiva, dá ordem às coisas.
A disciplina possibilita uma rotina organizada, saudável e, embora tenha um tom de rigor, na medida em que define princípios, estabelece métodos, contribui imensamente para o melhor funcionamento de qualquer atividade.

Uma criança que recebe desde cedo um conjunto de regrinhas cria uma disposição diferente e, na constância das atividades, torna-se mais organizada, mais centrada, mais determinada. Essas ferramentas são muito, muito ricas para toda a vida!

Além disso, um lar onde a ordem e os valores são exercitados no dia a dia é com certeza um lar mais leve, menos confuso, onde aquela “loucura” tão mencionada pelos pais – principalmente aqueles que tem um número maior de filhos – é mais suave.

Um cotidiano pautado pela organização estabelece de tal forma uma rotina mais tranquila que tanto os pais quanto as crianças se sentem melhores e aproveitam melhor cada momento.

Horinha de dormir significa respeito pela saúde do corpo, o que a criança entende pela vivência, e não por cumprir uma regra chata. Lugar e horinha estabelecidos para comer, como se portar à mesa e a escolha dos alimentos também fazem parte da disciplina e são formas de respeito. Estar limpinho, arrumado... Ter um quarto em ordem, brinquedos organizados fazem render mais a brincadeira, a forma mais gostosa de aprender que existe!

O respeito com o cumprimento das suas atividades, aulas, professores e adultos é parte muito importante da disciplina.

Não se esqueça nunca de apontar para os pequenos as vantagens do cumprimento das regrinhas, seus resultados, e nem de elogiar cada ganho e tarefa realizados até que passem a fazer parte do seu comportamento.

Gente, não existe uma receita e não estamos buscando comportamento exemplar e impecável sempre! Estamos buscando formar crianças educadas e felizes. A disciplina, o respeito e a ordem consistem num conjunto de princípios nos quais acreditamos e queremos passar para os nossos filhos.

Em um lar onde a disciplina é aplicada, de verdade, ela não é exigida como um fardo pesado. Ela acontece de maneira natural , gostosa, verdadeira.

Sempre digo que a criança precisa de amor, segurança, confiança nos pais. Quando ela percebe que o que é dito é cumprido, que as atividades dentro de casa acontecem numa ordem serena e estável, automaticamente se sente mais segura e certamente pode se desenvolver de maneira mais saudável e crescer mais bem preparada para o mundo.

Quando uma criança chega à nossa vida, dando tanto sentido a tantas coisas e nos cobrindo de felicidade, temos a certeza absoluta do amor que temos de sobra pra dar e, nesse amor, cabe a nossa imensa responsabilidade de ajudá-la a se compreender como um indivíduo e dar a ela as ferramentas possíveis para que possa conviver, da melhor maneira, com o mundo que existe dentro dela e com o mundo gigante que existe lá fora.

Tenho certeza de que a disciplina é uma aliada e tanto!

“EDUCAR É IMPREGNAR DE SENTIDO O QUE FAZEMOS A CADA INSTANTE”
Paulo Freire

Se vocês tiverem perguntas ou quiserem algumas dicas, escrevam para o site do Bebê e eu terei muito prazer em responder.

Abraço carinhoso,
Tita

Colunista

Tita Belliboni Luciana Belliboni, que tem o carinhoso apelido de Tita, é pedagoga e apresentadora da versão brasileira da série Doces Momentos, do canal Discovery Home & Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...