quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Você é chata?

 por Ruth Bandeira 

Você já parou para pensar se, por acaso, você é chata? Não há quem aguente uma colega de trabalho grosseira, mal educada, aquela que só reclama da vida, fofoca sobre os outros e almoça sozinha porque ninguém a tolera. Se você se enquadrou nessa situação, a boa notícia é que você pode não “ser”, mas pode “estar” chata por causa das atuais circunstâncias do trabalho.

Normalmente, quando o trabalho está superaquecendo a cabeça e a rotina incomoda horrores, as pessoas acabam tentando descansar de alguns problemas pensando em outros, geralmente banais. O filho que foi mal na prova, a unha que quebrou ou o fio do vestido que soltou. E elas acabam reclamando de tudo para todos, como se suas vidas fossem uma revista de fofocas – a mais chata e entediante.

Conhece alguém assim? Ou pior: você é assim? Não se preocupe. O primeiro passo é reconhecer alguns sinais, prestando atenção em suas atitudes. Se as pessoas dispersam quando você chega na roda, se preferem tirar dúvidas com os outros e não com você, se estão sempre ocupados quando você precisa falar algo, não estão mais pedindo favores ou simplesmente excluem você de alguns trabalhos, o seu comportamento pode estar afastando os colegas.

De qualquer maneira, é possível melhorar. O problema é quando a pessoa não percebe suas atitudes e defeitos. Ser egocêntrica, não ouvir conselhos ou qualquer outra coisa que o outro tem a dizer são comportamentos que criam barreiras e dificuldades não só na vida pessoal, como também na profissional.

Para acabar com esse problema, a melhor dica é fugir da rotina. Se puder, viaje no final de semana ou faça um programa diferente do comum. Saia com seus amigos ou prepare um jantar romântico. Qualquer coisa que a faça rir, conversar e, é claro, fugir da rotina, deixará você mais feliz e, consequentemente, menos chata!

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