Portal Meia Fina
Coluna Oras Bolas 
Convenhamos, mulherada, aqueles dias que antecedem os maus dias do mês são realmente temerosos por nós. É que quando dentro deles, não percebemos, mas cometemos as maiores burradas e absurdos que um ser humano pode cometer. É um tal de chororô por quase nada, um tal de palavras soltas ao vento que após ponderadas nos acomete do maior arrependimento que o mundo já viu.
O que fazer, então? Fugir seria a melhor opção, mas já que nem todos os meses isso é possível… vamos a algumas dicas:
- Estoque chocolates lights – já que inevitavelmente buscaremos desesperadamente por um pedaço bem calórico daquela torta que só tem na padaria que fica do outro lado da cidade, melhor termos à mão algo light. Sim, pois na hora do desespero, não pensamos na balança. O racional precisa garantir que naqueles dias, mesmo que loucas por algo cheio de “energia”, tenhamos à mão apenas alimentos que não nos dará cinco pontos a mais na balança.
- Dança do ventre – como ex-professora de dança do ventre, posso afirmar: poucas coisas nesse mundo são tão boas para a TPM (e, principalmente, para a cólica que vem nos dias seguintes) como o requebrado dos quadris. Qualquer dança, na verdade, deve ser boa para isso… mas a dança do ventre, por mexer diretamente com essa região abdominal, é altamente eficaz. Aliás, aqui vale a dica: qualquer exercício físico é recomendável.
- Aprenda a contar até o número de sua idade – eu tenho um TOC (transtorno obsessivo compulsivo), que nem sei se é um TOC mesmo, talvez só uma mania… de sempre que algo me tira do sério, conto até a idade que tenho. Sabe aquela máxima “conte até 10”? Pois é… eu conto até a idade que tenho. Hoje 26, amanhã 27, depois 40 e por ai vai. Imagine quando tiver 80! A paciência será redobrada. Então, antes de explodir, conte até a idade que você tem. No mínimo, você se achará uma pateta por fazer isso e deixará a raiva de lado em dois tempos para dar boas gargalhadas de si mesmo.
- Desligue o celular – afinal, tê-lo em mãos é meio caminho andado para mandar aquele torpedo atrevido para o namorado, do qual você se arrependerá meio minuto depois, antes mesmo de ele responder.  Se der vontade de fazer isso, desligue-o e guarde em local alto, fora do alcance dos olhos, ou peça que alguém o esconda e só lhe mostre depois que a TPM tiver ido embora. Acredite, é possível viver sem esse aparelhinho por alguns dias, sim.
As dicas podem parecer exageradas – e algumas são mesmo. Mas, homens do meu Brasil varonil, vocês jamais entenderão que nesses dias nós fazemos coisas que nem nós mesmas conseguimos explicar. Então, no mínimo, perdoem-nos pela falta de tato… mas de TPM só mesmo a quilômetros de distância para conseguir enxergar alguma doçura em nossos atos.
* Virgínia Magalhães é jornalista, trabalha com comunicação e marketing e escreve para o Blog “Será o Benedito?”. Jovem mãe, concilia o tempo entre as descobertas do mundo dos negócios, as delícias da maternidade e os prazeres da vida. Nas horas vagas escreve, cozinha,  decora, escreve, passeia, brinca, escreve, ouve músicas, assiste a filmes, descobre lugares e escreve mais um pouquinho.