sexta-feira, 1 de julho de 2011

Para viver mais

Sua alimentação pode interferir nos seus anos de vida. Confira uma lista de alimentos que te farão viver mais e melhor

Por Marianna Perri, filha de Rita e José / Revista Pais & Filhos
Já que viver para sempre ainda é impossível, podemos tomar alguns cuidados para viver mais. E muito melhor! É por isso que separamos dez alimentos que prometem melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu número de aniversários. Confira as dicas:

Tomate
É o licopeno que faz do alimento um bom aliado na luta contra a idade, já que ele é um ótimo antioxidante, inibindo a formação de radicais livres e prevenindo o câncer. Além disso, o tomate impede a formação do mau colesterol e protege contra o mal de Alzheimer e Parkinson.
  Cuidado com os agrotóxicos presentes no tomate e procure sempre pelo alimento orgânico, caso vá consumi-lo cru. Para potencializar o licopeno, faça um molho de tomate caseiro, com um fio de azeite de oliva extravirgem.

Alho
O alho cru aumenta o sistema imunológico e combate as infecções. O alimento também ajuda na eliminação de açúcar no sangue, previne o colesterol e ainda é antioxidante.

Para potencializar os benefícios do alho, pique o alimento e aguarde cerca de 10 minutos antes de utilizá-lo nas refeições. Isso fará com que a aliina se transforme em alicina, substância responsável por reduzir níveis de colesterol, redução da coagulação sanguínea, aumento da imunidade e discreta queda da pressão sanguínea.



Frutas vermelhas
No Brasil, o morango é a fruta mais consumida entre as vermelhas, mas a amora, mirtilo e a cranberry (pouco conhecida por aqui) ajudam a combater o envelhecimento das células e a formação de tumores, segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília.

As frutas ainda têm ação antiinflamatória, anticancerígena e antialérgica. Além disso, há pesquisas que apontam que o mirtilo ajuda no emagrecimento, já que ela reduz o número de células de gordura e evita que novas apareçam.

Para que você possa se beneficiar das frutas vermelhas, um copo de suco por dia resolve.


Castanha-do-pará
A castanha, agora também chamada de do Brasil, é rica em selênio, encontrado no solo do Pará. Este mineral tem propriedades que ativam a glândula tireóide e evitam a produção dos radicais livres, retardando o envelhecimento. O alimento ainda reduz o risco de doenças cardíacas.



Maçã
A fruta é responsável por prevenir uma série de doenças cerebrovasculares e câncer de estômago, pulmão e fígado. Pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul ainda descobriram que a ingestão de cinco maçãs por semana faz com que as pessoas respirem e durmam melhor, além de apresentarem menos problemas na garganta e ajuda no emagrecimento, por ser rica em uma fibra que ajuda na saciedade.


 

Linhaça
A ingestão de uma colher de sopa do alimento por dia ajuda a diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Não há um melhor horário para comer o alimento e ele pode ser misturado nas refeições ou batido com sucos e vitaminas.



Azeite de Oliva Extra Virgem
Melhora a circulação, protege de doenças cardiovasculares e permite a absorção de nutrientes solúveis em gordura. O alimento é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, que participam da constituição das membranas das células.


 

Canela
Além de diminuir a compulsão por doce, é digestiva e melhora a absorção dos alimentos. A canela ainda é considerada afrodisíaca, responsável pelo aumento da libido e da disposição.

Por melhorar a atividade da insulina, ajuda no tratamento e prevenção da diabetes, e ainda ajuda a evitar o sobrepeso e acúmulo de gorduras na região abdominal. Pode ser polvilhada com uma fruta quente (uma colher de sopa rasa) ou ser usada em pau em chás (cerca de 3 unidades em cada xícara).


Espinafre
A luteína, substância presente no alimento, é antioxidante e reduz os efeitos maléficos do Sol na pele, além de ajudar a prevenção de problemas de visão. O espinafre ainda é rico em ferro, assim como o agrião.


Peixes de água fria
Salmão e sardinha são as principais fontes de gordura boa e ômega 3 entre os peixes de água fria, com ação antiinflamatória e antioxidante.

O salmão pode ser consumido cru ou cozido. É melhor evitar o peixe defumado, já que as altas temperaturas alteram a gordura boa do alimento. Preste atenção da procedência do peixe, já que aqueles criados em cativeiro são pobres em ômega 3.

2 comentários:

  1. Se alimentar bem é para poucos né, é tão difícil comer o que realmente deve, só damos essa importância quando algo acontece. Vejo por mim, agora que tive alguns probleminhas de saúde me vi obrigada a reeducar minha alimentação. :)
    Muito bom o post!! A maioria desses alimentos costumo comer, mas não conhecia bem a importância de cada.

    Beijos

    http://www.blogbreakaway.com/

    ResponderExcluir
  2. É bem isso Fran! Com minha nutricionista, estou aprendendo a conhecer os alimentos e saber por que e para que são necessários. Estou sempre lendo e me informando sempre, pois estou na luta para perder mais 20 kg além dos 20 kg que já perdi. Sem contar que uma alimentação saudável além de proporcionar uma vida mais saudável, nos beneficia para muitas outras coisas, no meu caso, cabelos e unhas então... Se tiveres curiosidade, acessa o blog da minha nutricionista, ela dá um monte de dicas legais.
    http://www.gismarinutricionista.blogspot.com/
    Beijos querida.
    Amooooo tuas dicas e posts cada dia mais especial!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...