sábado, 30 de julho de 2011

Sustentável leveza de ser!



Por Claudia Visoni
Acredito que ir à escola seja uma das experiências mais fascinantes da vida. A criança sai do casulo familiar e encontra um ambiente que funciona sob outras regras e onde amplia seus horizontes a cada minuto, convivendo com muitas outras crianças o tempo todo. Sempre gostei de estudar e fui boa aluna (embora um pouco rebelde). Então não vou detonar o mundo pedagógico nesse artigo, ok?
Acontece que sinto muita pena dos estudantes. Em nome do vestibular, eles são obrigados a engolir toneladas de conteúdo indigesto. Ao conversar outro dia com uma adolescente do Ensino Médio, angustiada com a trigonometria, terrores antigos ressuscitaram dentro de mim.
Engenheiros que me desculpem, pois isso deve servir para alguma coisa, mas achei crueldade continuarem a apresentar esse assunto exatamente como se fazia no século passado: de forma totalmente descontextualizada e baseada na decoreba. Sobretudo para pessoas com cabeça de humanas, como é o meu caso e também o da minha jovem interlocutora.
Para a turma dos números, análise sintática e interpretação de poesias simbolistas provavelmente causam semelhante desgosto. Assim que saí da prova da Fuvest, deletei da cabeça as migalhas de trigonometria que consegui assimilar junto com a maior parte das matérias exatas.  Hoje não consigo ir muito além da regra de três e das porcentagens. Que ninguém me peça para calcular juros compostos. Portanto, as horas  da minha adolescência em que tentei aprender fórmulas e cálculos avançados foram apenas inúteis e desagradáveis.
Por outro lado, gostaria de saber mais sobre plantas, animais, saúde, sustentabilidade, antropologia e psicologia, culinária e de como consertar coisas. Quando aconteceu o tsunami,  uma menina dinamarquesa salvou várias pessoas porque tinha ouvido na escola que, quando a maré recua muito e rápido, dali a alguns minutos vem a onda assassina. Isso, sim, é uma lição que todo ser humano deveria receber! Assim como o aviso de que construir casas nas encostas íngremes da Serra do Mar tem risco...
Felizmente, há sinais de mudança no ar.
Em Bali, a Green School (www.greenshoool.org) mistura conteúdos teóricos e vivências práticas necessárias para a construção de uma sociedade sustentável. No Brasil, o governo já implantou módulos de educação financeira em 810 escolas públicas. O tema, como sempre diz a expert e minha colega Patrícia Broggi, é fundamental.
Em vez de educar para o sucesso - conceito que significa êxito para alguns e fracasso para outros -, nossa sociedade deveria preparar melhor as próximas gerações para a vida. Como o espaço acabou e o assunto mal começou, mês que vem continuo.


Claudia Visoni, mãe dos gêmeos Alex e Julieta. É jornalista e trabalhou em diversas revistas. Em 2003, fundou sua própria empresa, a Conectar, que atua nas áreas de comunicação institucional, consultoria editorial e marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...