quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O mundo fantástico da leitura: como incentivar a criançada?



Que uma criança tem uma imaginação que impressiona todo adulto sabe. São incríveis as coisas que saem da cabeça dos nossos pequenos, como, por exemplo, perguntas que nos pegam de surpresa e indagações mágicas sobre o nosso mundo real.

Porém, apesar da imaginação ser nata e própria da faixa etária, é dever de todo pai, mãe, avós e adultos que estejam por perto estimular o mundo imaginativo, da fantasia e, claro, que proporcionam descobertas e conhecimentos. E nada melhor que um bom livro para fazer este estímulo, não é mesmo?

Em contrapartida, o que era para ser uma coisa natural, acaba sendo uma peça difícil de encaixar no quebra-cabeça na vida de uma família, sobretudo a brasileira, já que muitas crianças, assim como os muitos adultos, infelizmente, ainda não têm o hábito da leitura.

Com toda a facilidade e agilidade de conseguir mil informações sobre um determinado assunto através das páginas da internet, a criançada acaba se esquecendo dos nossos velhos e importantes aliados: os livros.

Além deste motivo, videogames e a televisão disputam acirradamente a atenção da garotada e, muitas vezes, ganham deslealmente do livro. Então, como fazer que os baixinhos tomem gosto pela leitura?

Antes de tudo, repito uma frase clássica e verdadeira: "criança vê, criança faz". O exemplo deve vir de casa: se um adulto lê na frente da criança, involuntariamente, estará dando um bom exemplo: o de desenvolver-se intelectualmente.

Mas se seu filho for pequeno e ainda não souber ler, conte histórias infantis, bem ilustrativas, ou leia um livro para ele. Além de ser uma oportunidade de fortalecer os laços, vai instigá-lo ao mundo da leitura.

Os reflexos da leitura para a vida adulta são evidentes. Recentemente, um estudo identificou esta associação entre o hábito da leitura na infância e adolescência ao bom desempenho profissional na vida adulta.  Pesquisadores da Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) concluíram que, além de estimular a criatividade e desenvolver a imaginação, ler diariamente faz com que as crianças aprendam com mais facilidade, pronunciem melhor as palavras e expressem suas ideias com mais clareza.  

Ajude seu baixinho a mergulhar no mundo mágico e fantástico que os livros podem oferecer. Pode ter certeza que ele terá histórias incríveis a conhecer e compartilhar.
Por Dr. Sylvio Renan / http://blogdopediatra.blog.uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...