quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Xixi na cama: E agora?

Xixi na cama de novo? Quando isso vai parar? Muitas famílias vivem esta situação no dia-a-dia, gerando uma situação de desconforto para os pais e, principalmente para a criança, que se sente envergonhada, humilhada e muitas vezes “culpada” por não conseguir parar de fazer xixi na cama.
A perda involuntária de urina  em crianças em faixa etária na qual já deveria haver controle miccional é chamada de enurese. Baseado em literatura internacional, espera-se que a maioria das crianças tenha obtido controle esfincteriano vesical diurno até os 3 anos de idade e, controle vesical noturno até os 5 anos de idade.
A enurese noturna é aquela onde ocorre a perda involuntária de urina durante o sono, com frequência maior de 2 vezes no mês, sem outros sinais e sintomas, em crianças maiores de 5 anos e que já possuem o controle vesical diurno.
Podemos classificar a enurese noturna em 2 tipos: a enurese noturna primária, na qual a criança nunca conseguiu manter o controle miccional; e a enurese noturna secundária, na qual a criança volta a ter perda urinária após ter apresentado controle noturno por pelo menos 6 meses consecutivos.
 A enurese noturna é mais frequente em  meninos de até 11 anos de idade,  crianças com história de enurese na família , com treinamento inadequado de esfincter e naqueles com quadro de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor. Uma das hipóteses mais estudadas quanto à causa é que ela possa ser devido a um atraso no processo de amadurecimento dos mecanismos de retenção e eliminação da urina. Além disso, enfatiza-se a importância dos fatores genéticos entre as causas da enurese já que pais enuréticos tem maior chance de ter filhos enuréticos.
É fundamental que os pais procurem o pediatra e/ou o nefrologista pediátrico para uma investigação diagnóstica, avaliação da necessidade de uso de medicamentos para o tratamento, orientações quanto ao treinamento vesical, e se há a necessidade de encaminhamento ao psicólogo para acompanhamento conjunto. Muitas vezes o componente emocional tem um impacto importante no quadro e pode ser extremamente importante a avaliação psicológica.
Como medida fundamental para o sucesso do tratamento da enurese, é que haja muita compreensão e paciência por parte dos pais durante o acompanhamento médico, colaborando com os profissionais e a própria criança na busca pela resolução da enurese.

Fernanda Abreu
Dra. Fernanda Abreu
Pediatria e Pneumologia Pediátrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...