sábado, 6 de agosto de 2011

Tem idade pra tudo!

Davi descobrindo os segredos do mar...
A pressa para ensinar coisas às crianças antes do tempo pode trazer uma ansiedade desnecessária

Por Dr. Saul Cypel, pai de Marcela, Irina, Eleonora e Bruna. Fale com ele: saul.colunista@revistapaisefilhos.com.br

O desenvolvimento infantil depende de uma série de habilidades que o bebê adquire aos poucos, numa sequência lógica. Primeiro, ocorrem as mudanças mais elementares e depois as mais complexas. Isso acontece porque o cérebro precisa estar em condições estruturais adequadas para que cada coisa seja aprendida.

Isso quer dizer que não será possível uma criança andar sem antes ter firmado bem a cabeça e sentado sem apoio, o que vai ocorrer por volta dos 12 meses. E também não podemos esperar que uma criança de 6 meses ande, visto que seus circuitos neurológicos motores ainda não estão preparados para tal.

Da mesma forma, podemos pensar em relação ao aprendizado da leitura e da escrita. As condições ótimas para que sejam desenvolvidas se estabelecem, em geral, nas crianças em torno dos 6 e 7 anos. É por isso que, nas escolas, as atividades de alfabetização ocorrem mais neste período. Não há vantagens em antecipar esse processo, já que crianças mais novas estão muito mais interessadas em brincar e não veriam muita utilidade na escrita.

Os aprendizados são dependentes uns dos outros – são necessários pré-requisitos para que sejam adquiridos. É preciso, por exemplo, ter a noção de quantidade para depois poder desenvolver um bom raciocínio matemático. E assim por diante.

Além do que, antecipar aprendizados buscando desenvolver precocidades nas crianças pode desencadear ansiedades desnecessárias, mais do que produzir benefícios. Há tempo para tudo: para dormir e acordar, para comer, para brincar, para aprender as regras de convivência e para adquirir conhecimentos. Vamos com calma.

Dr. Saul é professor livre-docente de Neurologia Infantil, consultor do Programa de Desenvolvimento Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, diretor do Instituto de desenvolvimento Integrado (INDI) e neuropediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...