sábado, 6 de agosto de 2011

Tolerância Zero!

O álcool pode se tornar uma droga como outra qualquer, também destrói famílias e mata pessoas da mesma forma que as drogas mais pesadas, sem contar as tragédias que poderiam ser evitadas.
Tomara que esta medida saia do papel para ser aplicada em TODO o país!!!

Governo de São Paulo adota postura firme no combate ao consumo de álcool por menores de 18 anos

O Ibope realizou uma pesquisa – a pedido do governo do Estado de São Paulo – sobre o consumo de bebidas alcoólicas na infância e adolescência e os resultados indicam que o primeiro gole acontece, em média, aos 13 anos.

Segundo o Cratod (Centro de Referência em Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), outro dado preocupante é que 80% dos pacientes diagnosticados com alcoolismo experimentaram a substância entre os 11 ou 12 anos.

Com apoio do Ministério Público de São Paulo, dos representantes de bares, restaurantes, supermercados; de secretarias estaduais e órgãos como o Procon-SP e a Vigilância Sanitária estadual, o governo do estado de São Paulo lançou esta semana um programa de tratamento e educação para o combate ao consumo de álcool na infância e na adolescência.

Mudança à vista

Foi encaminhado à Assembleia Legislativa, pelo governador Geraldo Alckmin, um projeto de lei que prevê a aplicação de multas de até R$87,2 mil para estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo – em suas dependências – de bebidas, com qualquer teor alcoólico, para menores de 18 anos em todo estado. Além da multa, o local pode vir a perder a inscrição de contribuição no ICMS e até ser interditado por até 30 dias, no caso de descumprimento da lei.

O que muda é que, anteriormente, se a bebida alcoólica fosse, dentro do estabelecimento, oferecida e consumida por um menor, mas adquirida por um maior, o dono do local não tinha nenhuma responsabilidade. Agora, a nova legislação obriga o comerciante a pedir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local. O valor da multa, que dobrará em caso de reincidência, será estipulado conforme o faturamento do estabelecimento e a natureza da infração, que poderá ser classificada como leve, média ou grave.

Tristes números

Segundo o levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a cada 20 minutos, uma pessoa é internada no Estado por problemas decorrentes do uso do álcool. Os motivos vão desde intoxicação por abuso pontual até cirrose alcoólica, problemas cardíacos e câncer. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 4% das mortes ocorridas no mundo (cerca de 2,5 milhões de pessoas) são ocasionadas pela bebida, sem contar crimes passionais e acidentes de trânsito potencializados por ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...