segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pessoas tem validade….?

Pessoas tem validade… , certa vez ouvi este comentário de alguém, na hora me indignei.
Como tem validade? Respondi no mesmo instante, achei aquilo frio, calculista.
Fiquei imaginando, nos produtos dos supermercados o prazo de validade é visivel, e deve ser. Alguns produtos até indicam que “é melhor consumir em 15 dias”, como seria com as pessoas?
Quando você as conhecesse, primeiro analisaria o prazo, se longo, você se dedicaria mais , se curto, seria algo mais superficial.
Somente anos mais tarde é que realmente pude entender este tipo de validade, não é algo que pejorativo aos relacionamentos, não é frio como eu imaginava, acredito que ao sabermos da existencia das validades, podemos tornar a nossa vida e a dos outros muito melhor.
Há pessoas que passam por nosso experimento e que  nos fazem um extremo bem  e ficam apenas alguns dias ou algumas horas ao nosso lado, é o caso do médico e dos enfermeiros quando no nosso nascimento, aí finda a validade e eles saem de nossa vida para nunca mais nos reverem. Há outros  ainda  que nos conhecem quando crianças , na escola e convivem conosco por alguns anos, trazendo-nos companheirismo e alegrias, mas finda a validade, seguem seus caminhos para nunca mais cruzarmos. Há também aquele primeiro relacionamento, o primeiro amor,  que parece que de tão intenso, será eterno, mas que geralmente duram meses, anos e muito raramente nos acompanham pela vida  toda.
Convivi com pessoas que passaram por minha vida, me ensinaram, cumpriram o seu papel e foram embora, outras duraram um pouco mais, talvez por que eu tivesse mais a aprender com elas. Outras ainda permanecem por longo tempo talvez por que eu seja um aluno difícil, mas com certeza, todos as pessoas que cruzaram meu caminho, de forma rápida, mediana ou longa, tornaram-me melhor.
Acredito piamente que a vida, o experimento terreno, seja uma forma de desenvolvimento de alma, de aprimoramento. Não vejo a vida como uma escola primária e sim como um doutorado onde nos formamos em doutores de nós mesmos e precisamos de mestres que nos ensinem a como lidarmos com nós mesmos. E de que maneira nos ensinam ? Através da convivência com estes mestres, que nos mostram quais os defeitos que devemos eliminar, quais os talentos que devemos exacerbar, o que nos outros nos incomoda e nos serve como espelho.
Assim são as paixões, são os amores, são os amigos. Que bom que não ostentamos etiquetas com nossas validades, pois aí sem sabermos qual é a nossa validade e a validade dos outros, podemos nos entregar ao consumo das relações e nos deliciarmos com seus sabores, até um dia quem sabe, sermos surpreendidos com a expiração do prazo dos outros ou do nosso.
Não avalie se esta ou aquela pessoa ficará dias, meses ou anos ao seu lado, apenas se entregue ao deleite de sua companhia e o relacionamento ao te ter por inteiro, será mágico, daí no teu interno, no seu coração, a validade será  eterna.

Por Ayrton Bicas


2 comentários:

  1. Oi Lílian!
    Pessoas são magníficas, desde que não se coloque expectativas, sonhos e esperanças em seus ombros, basta caminhar ao lado. [sorrio]
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Jeferson!!!
    Obrigada pela visita e volte sempre!! :))
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...