quinta-feira, 17 de maio de 2012

6 conflitos mais comuns entre Mães e Filhas


Chantagens, críticas e outros problemas que interferem na relação entre mãe e filha. Conheça quais são os conflitos mais comuns e como evitá-los

Publicado em 09/05/2012
Reportagem: Roberta Cerasoli Edição: Cleber Facchi

Mãe e filha
Liberte-se da culpa. Toda relação afetiva oscila entre amor e ódio. Não fique culpada por sentir coisas ruins
Foto: Getty Image
Nasceu! É menina! "Vai ser minha melhor amiga", pensa a mãe. Mas a garotinha cresce e a relação entre elas fica cada vez mais difícil. Basta uma palavra torta para a filha dizer que odeia a mãe. Ou um deslize da jovem para a mais experiente soltar a frase: "eu avisei!", que tanto irrita a filha. Aí, tudo vira motivo de briga. Descubra quais são os principais conflitos que interferem na relação entre mães e filhas e aprenda cinco estratégias simples para manter uma relação harmoniosa.
1. Falta de respeito
O problema: A filha já é adolescente e quer termais privacidade, além do direito de fazer as próprias escolhas. Consequência: A filha se dá conta de que não é dona de seu nariz (especialmente quando a mãe deixa isso claro, obrigando-a a obedecer-lhe). E começa a enfrentar a mãe. Lição: Respeite gostos, vontades e a forma de ver o mundo de sua filha, mesmo que ela não seja igual à sua maneira de encarar a vida.
2. Chantagem Emocional
O problema: Muitas mães ficam perdidas quando não conseguem controlar suas filhas e, então, apelam, falando dos sacrifícios que fizeram por elas a vida toda. Consequência: A filha se culpa e a relação vira um misto de amor e ódio. Lição: Pense em tudo o que você tem feito para ser feliz, com conquistas próprias - e não a partir das atitudes e escolhas da sua filha.
3. Competição
O problema: A mãe não aceita que a filha está em evidência (pelo momento de vida: juventude, escolha da profissão, trabalho...) e se estabelece uma relação de inveja. Consequência: A relação de amor e ódio se intensifica e o caos se instala.Lição: A mãe deve se atualizar (cuidar da própria beleza, fazer cursos) e não deve fazer comparações nem querer ser vista como amiga da filha.
4. Expectativas não correspondidas
O problema: Mãe ansiosa e perfeccionista gera filha igualmente ansiosa e perfeccionista.Consequência: A filha não consegue aceitar os próprios erros e não aprende a lidar com frustrações. Lição: Não exija que sua filha faça tudo do jeito que você sempre sonhou ou que não fez, mas gostaria muito de ter feito no passado.
5. Críticas Destrutivas
O problema: Mães críticas geram filhos extremamente exigentes e culpados. Consequência: Se a mãe diz à filha que ela é má ou burra, acriança vai crescer acreditando nisso e, mesmo adulta, pensará sempre assim. Lição: A mãe precisa conversar e mostrar que é capaz de ouvir críticas e entender opiniões diferentes das suas.
6. Disputa pela criação dos filhos/netos
O problema: A avó acha que sabe tudo sobre o neto. E a filha não quer ouvir os conselhos da mãe. Consequência: Até quando a avó pode ajudar, a filha recusa conselhos. Lição: A filha deve impor limites à mãe, que, por sua vez, só deve opinar quando for solicitada.
Passos para viver uma relação harmoniosa
· Liberte-se da culpa. Toda relação afetiva oscila entre amor e ódio. Não fique culpada por sentir coisas ruins.
· Dialogue. As mães devem criticar menos. E as filhas devem encarar oque as mães dizem com mais leveza.
· Dê o exemplo. Mentir ensina a mentir. Antes de reclamar, a mãe deve sempre se perguntar qual é o exemplo que está dando.
· Dê mais liberdade. Com a devida orientação, mães de adolescentes podem, sim, deixar as filhas fazerem suas próprias escolhas
· Evite o ciúme. Mães devem fugir da brincadeira de que a filha é a "namoradinha" do pai. Isso prejudica o desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...