segunda-feira, 7 de maio de 2012

Arrependimento


Arrependimento 
:: Elisabeth Cavalcante ::


Muitas pessoas acabam perdendo a paz de espírito, por conta de um sentimento extremamente negativo, que é a culpa. Quando cometem algum engano ou realizam uma ação que resulta em perda, seja ela material ou afetiva, o arrependimento se torna um verdadeiro câncer em suas almas.

Levando em conta que somos todos seres em evolução, é natural que ao longo desta jornada, cometamos muitos equívocos. Aceitar esta realidade pode fazer com que julguemos a nós mesmos com menos rigor.

Cobrar de si a perfeição ou uma existência baseada apenas em vitórias é o caminho mais curto para a infelicidade. Somente aqueles que conseguem olhar os próprios erros e limitações como um caminho natural para o crescimento, conseguem viver livres do sentimento de culpa.

Mas isto exige uma atenção permanente acerca de como lidar com cada acontecimento da vida. Se insistirmos em seguir apenas as regras impostas pelo mundo exterior, corremos o risco de, muitas vezes, tomar decisões que irão contra nossa própria natureza.

Quando isto acontecer, ainda que o mundo nos aprove, o sentimento de culpa estará presente já que, neste caso, estaremos traindo a nós mesmos. Ser fiel à própria verdade, e decidir a cada momento guiado por ela, pode nem sempre trazer louros e recompensas, mas certamente nos levará a uma nova realidade, a de uma vida direcionada unicamente pela consciência.

..."O que é neurose? Não ser feliz com você mesmo é neurose, não estar contente consigo mesmo é neurose. E, então, você entra em tumulto e problemas. Aí você perde toda a paz de espírito, toda a alegria da vida. Então, você existe em angústia; então, você cria um inferno para si mesmo.

Se torne comum. Esse é o meu ensinamento, - se ele pode ser chamado de ensinamento - porque até agora os ensinamentos foram para levá-lo para algum objetivo extraordinário. Mas se você perguntar aos Despertos, eles sempre dizem: seja apenas comum.

Não fique obcecado. Viva sem esforço, viva em um LET-GO... e, em seguida, a natureza tomará posse de você. Sua vida se torna espontânea. Você vive momento a momento sem nenhuma ideologia para decidir, sem conclusões - você vive sem conclusões. Cada momento traz a sua própria realidade -e você responde a ela- e você responde de seu ser total. Cada célula de seu corpo e mente e a alma estão envolvidos nisto.

Então, você nunca se arrepende - pois como você pode se arrepender? Você respondeu totalmente, assim tudo o que acontece é bom - porque nada mais era possível. Você fez tudo -você respondeu totalmente -, você aceitou o desafio. Você não pode se arrepender se você vive espontaneamente.

...Basta ver as coisas naturais, olhe para a natureza. E pouco a pouco, você vai compreender Dhamma - a verdadeira religião, a Lei dos Budas".


OSHO - Take It Eas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...