segunda-feira, 21 de maio de 2012

Treinador mostra como perder peso sem dieta

Um programa para você eliminar os quilinhos a mais sem precisar mexer no cardápio.

Pessoa correndo, corrida
Com um treino regular durante um mês é possível perder até 3 quilos sem nenhuma dieta especial

São Paulo - Você está longe de ser considerado obeso ou sedentário. Pratica uma atividade física — como o futebol, a musculação ou aquela corridinha no parque — e sua alimentação, mesmo não sendo o sonho dourado dos nutricionistas, é razoavelmente equilibrada. O problema é que está difícil se livrar daqueles 4 ou 5 quilinhos extras que se instalaram no seu corpo e não querem deixá-lo mais. Só de pensar em dieta, você tem vontade de sair correndo.

Devagar e sempre
Para perder esses quilinhos com a corrida, nós não estamos falando de treinos pesados. “Quem deseja emagrecer deve dar ênfase à duração e não à intensidade do exercício. Ou seja, é melhor correr uma hora em ritmo confortável que fazer 30 minutos extenuantes”, diz o professor educação física Luís Tavares, da Equipe de Corrida Tavares, de São Paulo. Até porque camiseta encharcada de suor não é sinônimo de perda de peso. “Significa apenas que você está desidratando”, afirma o especialista, pós-graduado em treinamento desportivo pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Pois é justamente isso que você tem de fazer. “É possível perder até 2 kg por mês, dependendo do metabolismo, praticando corrida três ou quatro vezes por semana e sem mudar a alimentação. Essa é uma maneira bem saudável de entrar em forma”, afirma o professor de educação física Mário Sérgio Andrade Silva, diretor técnico da Run&Fun Assessoria Esportiva, de São Paulo, e consultor da Runner’s World.
Assim que você começa a correr, já está queimando calorias. Mas é depois de 20 minutos em ritmo freqüente e que demande esforço que a queima de gordura se intensifica. Por isso que, se a idéia é perder peso, seu treino deve ter pelo menos meia hora. E, quanto mais dias de atividade aeróbica, mais rápida poderá ser a perda. “Só que a corrida causa impacto em ossos e músculos. Por isso, não é recomendável que seja praticada todos os dias, sob o risco de provocar lesões, especialmente em quem está começando ou acima do peso”, diz Silva.
A chave de um programa de emagrecimento eficiente está ligada à freqüência cardíaca (FC), que deve ficar entre 60% e 80% de sua medida máxima. O primeiro passo, então, é saber qual a sua, e procurar um médico que o oriente nessas e em outras questões neste início de atividade é sempre fundamental. Um cálculo simples e utilizado de maneira geral é: 220 menos sua idade.
Se você tem 35 anos, por exemplo, a conta será: 220 menos 35, que resulta em 185 – essa é sua freqüência cardíaca máxima. Nesse caso, para perder peso, você deverá se manter, por pelo menos meia hora de atividade, com os batimentos entre 111 (60%) e 148 (80%). O modo mais preciso de verificá-los é por meio de um monitor cardíaco, composto por uma cinta com sensores, colocada na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Fácil de encontrar e com modelos de preços acessíveis, o equipamento é um recurso importante para o corredor.
Fome Zero
O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, do inglês American College of Sports Medicine) afirma que o exercício físico é mais importante para perder peso que a dieta. “A privação alimentar desanima qualquer um. A pessoa não consegue levar o programa adiante e logo volta a ganhar peso. Já a atividade física mexe com o centro de prazer do cérebro, dá energia. E, ao ver os resultados dessa dedicação, automaticamente a pessoa começa a ter mais qualidade à mesa”, diz Silva.
O treinador Luís Tavares, que orienta uma equipe de corredores em São Paulo, ainda aponta como benefício do exercício a redução da ansiedade, um fator que influencia os ataques à geladeira.
E a corrida não deve também aumentar sua fome. “Ao contrário: está entre as atividades que mais inibem o apetite”, diz a nutricionista Suzana Bonumá, do ambulatório de medicina esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso porque, como exercício aeróbico, estimula a produção de leptina, proteína que age no sistema nervoso central promovendo menor ingestão alimentar e acelerando o metabolismo.
Nós pedimos ajuda ao professor de educação física Luís Tavares e montamos um plano de corrida que prevê a redução de até 2 kg por mês (veja abaixo). Claro que tudo dependerá também de seu metabolismo. “Mas, com certeza, no primeiro mês você já sentirá uma melhora significativa”, diz o especialista.
1 mês. 3 kg a menos. Sem Dieta
A perda de peso não se dá de uma hora para outra. Tenha paciência e respeite os seus limites 
DomingoSegunda-FeiraTerça-FeiraQuarta-FeiraQuinta-FeiraSexta-FeiraSábado
1ª Semana30' CLDescanso40' CLDescanso30' CLDescanso40' CL
2ª Semana30' CLDescanso40' CLDescanso40' CLDescanso50' CL
3ª Semana40' CLDescanso50' CLDescanso50' CLDescanso50' CL
4ª Semana40' CLDescanso50' CLDescanso50' CLDescanso60' CL
 CL= Corrida leve com frequência cardíaca (FC) em torno de 65% a 75% da frequência cardíaca máxima (FCM), para perder peso/regeneração
"Determinar o período (40 minutos, 1 hora etc.) é mais eficaz que a quilometragem, pois a pessoa não se vê obrigada a concluir 5K, por exemplo, num dia em que não está tão disposta. Por tempo, ela cumprirá sua meta no ritmo que puder. De forma progressiva, elevamos a duração para o corpo se acostumar. E as variações de tempo na mesma semana ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico.” (Luís Tavares, treinador e autor desta planilha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário!!! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...